Em parceria com a prefeitura da cidade, Dianot será construído a partir do terreno onde funcionava o semiaberto do complexo prisional, com estrutura de 359 lotes e capacidade de geração de 30 mil empregos diretos e indiretos
O Governo de Goiás, em parceria com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, lança nesta sexta-feira (18/08) o novo Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot). O novo parque industrial vai incorporar a área que era ocupada pelo semiaberto do complexo prisional e vai gerar mais de 30 mil empregos diretos e indiretos. A obra será coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
Durante assinatura do edital para licitação, o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, o prefeito Vilmar Mariano e outras autoridades vão acompanhar a demolição de parte do prédio do semiaberto para construção de um almoxarifado e canteiro de obras. No total, R$ 130 milhões do Estado serão investidos na implantação do novo distrito industrial, incluindo a transformação do terreno onde funcionava o presídio semiaberto.
Com aproximadamente 2 milhões de metros quadrados de área total (destes, 40 mil metros quadrados correspondente à área do semiaberto, o restante já pertence à Codego), 359 lotes disponíveis e localização privilegiada – próximo à rodovia BR-153, na Região Metropolitana de Goiânia – o local contará com infraestrutura completa: iluminação pública, pavimentação asfáltica de qualidade, estações de tratamento de água e de resíduos industriais. “Isso vai promover um salto na economia goiana, gerar emprego e renda e garantir ainda mais crescimento à cidade”, destaca o governador.
Alta demanda
Daniel Vilela, que coordenou o grupo de trabalho, junto com o ex-deputado federal e assessor especial do governador, Euler Morais, ressalta que o polo é importante para todo o estado, mas principalmente para a região de Aparecida, que tem alta demanda para instalação de empresas. “Tirar o semiaberto e dar lugar a um polo industrial é um desejo que já vem há pelo menos duas décadas. Mas agora, com o governo de Ronaldo Caiado, conseguimos empenhar os esforços necessários para concretizar a obra e resgatar um importante compromisso assumido pelo governador com a população de Aparecida. Vamos, a partir desse lançamento, avançar no cronograma para execução de obras e estruturar mais um espaço para receber os empreendimentos que querem se instalar em Goiás”, avalia Vilela.
“A população de Aparecida esperou muito tempo para que o semiaberto fosse retirado daquele local. É, sem dúvida, um momento especial porque o presídio vai abrir espaço para muitas empresas que irão fomentar a economia, a geração de emprego e renda, contribuindo com o desenvolvimento de Aparecida e também do Estado de Goiás”, afirma o prefeito Vilmar Mariano.
Além dos moradores da região, a transferência dessa área era uma reivindicação antiga dos empresários do polo industrial de Aparecida. “Em uma ação conjunta, cumprimos a determinação do governador Ronaldo Caiado de enfrentar desafios históricos para acabar com uma espera de décadas da população do município”, ressalta o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales. “É uma obra que vai transformar vidas com a geração de milhares de empregos. E da ótica do empresário, é uma oportunidade excelente, tendo em vista o potencial de crescimento e a grande capacidade logística da região”, destacou o presidente da Codego, Francisco Jr.
Cronograma
O novo polo industrial de Goiás vai favorecer o crescimento econômico da região já a partir de 2025, quando as primeiras etapas da obra serão entregues. A previsão para conclusão total é para o ano de 2026. Além da Seinfra e Codego, a criação do Dianot contou com o esforço conjunto da Secretaria de Segurança Pública, da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que garantiu a isenção tributária das áreas do distrito até que elas sejam transferidas para as empresas.
Transferência do semiaberto
O Dianot vai incorporar a área onde funcionava a Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto. Para desativar o local, o Governo de Goiás contou com o apoio do Ministério Público, por meio do procurador de justiça, Fernando Krebs, que promoveu um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a construção de uma nova estrutura carcerária na área do próprio Complexo Prisional, com previsão de entrega em 24 meses.
O TAC, envolvendo uma cooperação entre a Codego e a DGAP, foi resultado de ações que visam renovar e qualificar as estruturas do sistema prisional, inclusive com a ressocialização dos detentos e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento da economia goiana. A nova unidade deverá ofertar cerca de 500 vagas, de acordo com o diretor da DGAP, Josimar Pires.
Serviço
Assunto: Lançamento do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), em Aparecida de Goiânia
Quando: Sexta-feira (18/08)
Programação:
9h30: Assinatura do edital para contratação das obras do Dianot e demolição simbólica do semiaberto do Complexo Prisional de Aparecida
Onde: Alameda Antônio Elías de Deus, Aparecida de Goiânia, onde funcionava a Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
Tags: Agroindustrial, Aparecida de Goiânia, Governador Ronaldo Caiado, Governo de Goiás, vilmar mariano